.O principal sintoma do Câncer de Bexiga é a presença de sangramento na urina, também chamado de hematúria. Dependendo da quantidade de sangue, a cor da urina pode ficar laranja, rósea ou mesmo vermelho-vivo. Menos frequentemente o Câncer de Bexiga se manifesta com hematúria microscópica, quando o sangue só é identificado através de Exame de Urina. Tipicamente o sangramento na urina é indolor e surge sem fator desencadeante, cessando espontaneamente depois de horas ou dias.
Entretanto, a presença de sangue na urina nem sempre significa que o paciente tem Câncer de Bexiga. Outras condições como infecções urinárias, cálculos renais, cálculos de bexiga e a hiperplasia prostática benigna (HPB) podem causar sangramento na urina.
Alguns sintomas urinários, ditos irritativos, também podem estar associados ao Câncer de Bexiga, com destaque para:
- Aumento da frequência das micções;
- Dor ou ardência ao urinar;
- Urgência miccional;
- Esforço miccional ou jato fraco;
- Aumento da frequência das micções noturnas.
Existem ainda alguns sintomas que estão relacionados aos casos mais avançados de Câncer de Bexiga, quando a doença se espalha para órgãos vizinhos ou gera metástases. Entre eles, destacamos a impossibilidade de micção espontânea, dor lombar uni ou bilateral, dor na coluna, fraqueza, perda de peso, inchaço nas pernas.
Por fim, é importante ressaltar que os sintomas do Câncer de Bexiga são inespecíficos, o que que dizer que sua simples presença não quer dizer que o paciente possui tumor na bexiga obrigatoriamente. É importante, no entanto, que o paciente procure atendimento especializado com Urologista caso apresente quaisquer destes sintomas.