RTU de Bexiga (RTUb) é a abreviação para Ressecção Transuretral de Bexiga, procedimento que é a base do tratamento dos tumores de bexiga e é procedimento cirúrgico que objetiva a remoção completa do tumor com margens. Este procedimento é indicado para investigar e diagnosticar o Câncer de Bexiga, fornecendo informações quanto ao grau de invasão da parede da bexiga pelo tumor.
É importante destacar que a RTU de Bexiga serve como tratamento definitivo para os tumores de bexiga não invasivos, que são aqueles onde o tumor está restrito às camadas superficiais do órgão e não invade a camada muscular da Bexiga.
Como a RTU de Bexiga é feita?
A cirurgia é realizada pela introdução de um aparelho chamado ressectoscópio através da uretra, em ambiente hospitalar com anestesia geral ou raqui-anestesia. O ressectoscópio é um aparelho que conta com uma câmera que permite a inspeção de toda a superfície interna da bexiga, e uma alça de ressecção em sua extremidade distal, que é conectada a uma fonte de energia externa.
Após cuidadosa inspeção de toda a bexiga e localização dos tumores, estes devem ser removidos com auxílio da alça de ressecção e enviados para análise em por patologista. Logo após a ressecção dos tumores, deve-se realizar a cauterização da área de onde o tumor removido com o objetivo de interromper eventuais sangramentos e destruir células cancerígenas residuais pela fulguração.
A RTU de Bexiga é procedimento seguro com baixas taxas de complicações severas. É comum que ocorra sangramento leve na urina logo a após o procedimento, bem como alguma ardência ou dor ao urinar. Em geral estes sintomas são autolimitados. Ao final do procedimento é colocada uma sonda vesical de demora e a bexiga é irrigada com soro fisiológico, a fim de evitar a formação de coágulos. Geralmente, o paciente recebe alta hospitalar após 24-48h da cirurgia, sem o uso de sonda vesical ou quaisquer dispositivos.