Uma nova medicação aprovada para pacientes com câncer de ureter e pelve renal

gel com quimioterápico infundido dentro do rim reduz em 58% a chance de recorrência do carcinoma urotelial de pelve renal em estágio inicial

A pelve renal e o ureter são condutos que levam a urina dos rins à bexiga. O câncer pode ocorrer nestes órgãos, mais frequentemente em consequência do tabagismo. É o chamado carcinoma urotelial de ureter ou carcinoma urotelial de pelve renal. Outras fatores ambientais e genéticos também são relacionados a estes tipos de câncer. O sintoma mais frequente é o sangramento na urina ou o achado de dilatação dos rins (hidronefrose ou uretero-hidronefrose em exames de imagem). 

A confirmação do diagnóstico pode ser feita por exames endoscópicos, como a cistoscopia, ureteroscopia e uretero-renoscopia. Algumas vezes a cirurgia é indicada já inicialmente. A quimioterapia pode fazer parte do tratamento antes ou após a cirurgia. Quando felizmente estes tumores são detectados em fazes iniciais, pode-se fazer o tratamento totalmente endoscópico, sem a necessidade de cirurgias. Nestes casos, a quimioterapia ou imunoterapia pode ajudar a reduzir as chances de que o tumor recorra. São infundidos medicamentos dentro do rim, que agem com o intuito de normalizar o revestimento que está doente. 

Recentemente, uma nova medicação foi aprovada pelo FDA Americano. Trata-se de um gel que contém quimioterápicos. Quando resfriado ele fica líquido, e quando em temperatura corpórea vira um gel que permanece dentro do corpo. Este gel, chamado JELMYTOÒ(Princeton, NJ: UroGen Pharma, Inc.; 2020. ) é infundido dentro do rim, e é eliminado pela urina após cerca de 4-6 horas. 

 Este gel que utiliza o quimioterápico mitomicina conseguiu reduzir em 58% a chance de recorrência destes tumores. 

Referências: 

2. Kleinmann N, Matin SF, Pierorazio PM, et al. Primary chemoablation of low-grade upper tract urothelial carcinoma using UGN-101, a mitomycin-containing reverse thermal gel (OLYMPUS): an open-label, single-arm, phase 3 trial. Lancet Oncol. 2020. https://doi.org/10.1016/S1470-2045(20)30147-9. Accessed April 29, 2020. 

https://www.businesswire.com/news/home/20200515005282/en/UroGen-Announces-Positive-Data-Pivotal-OLYMPUS-Trial