O tratamento do câncer de próstata localizado é realizado em geral através de observação, cirurgia (prostatectomia) ou radioterapia. No entanto, em situações mais complexas podemos combinar modalidades de tratamento para otimizar os resultados.
Uma situação não infrequente é a necessidade de realizar-se radioterapia após uma cirurgia para retirada da próstata.
Neste sentido, alguns estudos recentes têm nos auxiliado a definir a melhor forma de realizar este tratamento complementar.
O estudo GETUG-16 nos mostrou que a adição de medicamentos hormonioterápicos combinados à radioterapia aumentaram a eficácia de 60% para 82% desta forma de tratamento, o que é bastante significativo. Este estudo avaliou os resultados das distintas formas de tratamento em 743 homens. Em metade o tratamento foi utilizado por 6 meses (goserelina) e em metade foi realizada somente radioterapia. Desde então, um tratamento que já era utilizado em algumas situações, tornou-se o padrão. Cabe ressaltar que este tratamento é bastante simples, realizado através da aplicação de uma única ou eventualmente duas injeções subcutâneas.
GETUG – https://www.cancernetwork.com/news/getug-afu-16-did-adding-hormonotherapy-improve-10-year-outcomes-prostate-cancer