Balanopostite

Balanite ou balanopostite é a inflamação da pele do prepúcio e da glande do pênis. Pode ser decorrente de diversas causas, incluindo irritação por substâncias ambientais, alergias, trauma e infecções (bactérias, vírus e fungos). Ocorre principalmente em meninos e homens que não foram circuncisados. Clinicamente é caracterizada pela ocorrência de lesões avermelhadas na glande, vermelhidão do prepúcio, placas esbranquiçadas no pênis, feridas no pênis, secreção da pele do prepúcio, prurido (coceira) e dor no prepúcio e no pênis.

A forma mais comum de balanite é a infecção por Cândida. A Cândida é um fungo, normalmente presente na flora vaginal. Alterações no equilíbrio da flora vaginal normal pode levar a proliferação destes fungos e a ocorrência de candidíase na mulher. Esta infecção fúngica pode ser transmitida por via sexual, inclusive oral-genital. Contudo, a candidíase não é considerada uma doença sexualmente transmitida (DST) porque é um fungo que pode estar presente na vagina e pode ocorrer em mulheres mesmo sem ter relações sexuais.

No homem, os principais fatores de risco são a presença de prepúcio e inflamações prévias. Cuidados com higiene, como evitar umidade apos higiene, atividade física, relações sexuais ou apos as micções são medidas importantíssimas para prevenir estas inflamações/infecções. Em casos de difícil tratamento com medicações e cremes/pomadas, a postectomia ou circuncisão podem resolver o quadro.

Outras formas mais raras de balanite:

Balanite de Zoon: ou balanite plasmacelular. É uma condição rara, benigna e idiopática, ou seja, sem uma causa conhecida. É caracterizada pela ocorrência de ulcerações no penis, e o tratamento geralmente consiste em realizar-se a postectomia (circuncisão).

Balanite Circinata: caracteriza-se por lesão de aspecto anular e serpiginoso, ou seja uma área arredondada e irregular de inflamação. Está associada a uma doença autoimune denominada Síndrome de Reiter.

Balanite xerótica obliterante: é uma forma mais rara de balanite crônica, freqüentemente associada a doenças auto-imunes, e que pode levar a seqüelas como fimose, estenose de uretra e de meato prepucial.