logofernandookorkes100

BALANITE ou BALANOPOSTITE

Balanite ou balanopostite é a inflamação da pele do prepúcio e da glande do pênis. Pode ser decorrente de diversas causas, incluindo irritação por algumas substâncias, alergias, trauma e infecções (bactérias, vírus e fungos). Ocorre principalmente em meninos e homens que não foram circuncisados. Clinicamente é caracterizada pela ocorrência de lesões avermelhadas na glande, vermelhidão do prepúcio, placas esbranquiçadas no pênis, feridas no pênis, secreção da pele do prepúcio, prurido (coceira) e dor no prepúcio e no pênis.

A forma mais comum de balanite é a infecção por Cândida (ou candidíase). A Cândida é um fungo, normalmente presente na flora vaginal. Alterações no equilíbrio da flora vaginal normal pode levar a proliferação destes fungos e a ocorrência de candidíase na mulher. Esta infecção fúngica pode ser transmitida por via sexual, inclusive oral-genital. Contudo, a candidíase não é considerada uma doença sexualmente transmitida (DST) porque é um fungo que pode estar presente na vagina e pode ocorrer em mulheres mesmo sem ter relações sexuais.

No homem, os principais fatores de risco são a presença de prepúcio e inflamações prévias. Cuidados com higiene, como evitar umidade após atividade física, relações sexuais ou após as micções são medidas importantíssimas para prevenir estas inflamações/infecções. Em casos de difícil tratamento com medicações e cremes/pomadas, a postectomia ou circuncisão podem resolver o quadro.

Outras formas mais raras de balanite:

Balanite de Zoon: ou balanite plasmacelular. É uma condição rara, benigna e idiopática, ou seja, sem uma causa conhecida. É caracterizada pela ocorrência de ulcerações no penis, e o tratamento geralmente consiste em realizar-se a postectomia (circuncisão).

Balanite Circinata: caracteriza-se por lesão de aspecto anular e serpiginoso, ou seja uma área arredondada e irregular de inflamação. Está associada a uma doença autoimune denominada Síndrome de Reiter.

Balanite xerótica obliterante: é uma forma mais rara de balanite crônica, freqüentemente associada a doenças auto-imunes, e que pode levar a seqüelas como fimose, estenose de uretra e de meato prepucial.

link de técnica reportadas de tratamento destas afecções:

Técnica de cirurgia descrita pelo Dr. Fernando Korkes e publicada para reconstrução peniana em câncer de pênis

Técnica apresentada no Congresso Brasileiro de Urologia de 2017 de ressurfacing para tratamento de balanite xerótica obliterante e carcinoma de penis

Most Recent Posts

Agende sua consulta

Telefones: (11) 3168-5995 | (11) 3168-1207
WhatsApp: (11) 95686-1818

E-mails de contato: [email protected]

Consultório Itaim Bibi
Rua Iguatemi, 192
Conjunto 23
São Paulo/SP

Hospital Israelita Albert Einstein Unidade Morumbi
Av. Ruggero Fasano s/n – Bloco A1
Conjunto 414
São Paulo/SP

logofernandookorkes100

Siga nossas redes sociais

© 2023 Created Studio Deeds

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?