O estadio do Câncer de Bexiga informa a profundidade do envolvimento da parede vesical pelo tumor. Através da RTU de Bexiga, fragmentos são retirados e enviados para análise pelo patologista, que determina o Grau e o estadio do Câncer e de Bexiga.
Estadiamento Câncer de Bexiga:
- Ta: tumor superficial, restrito a mucosa; não invade nenhuma camada da bexiga.
- Tis/Cis: Carcinoma in situ, tumor plano e de alto grau hitológico. Durante a RTU de Bexiga, é identificado como área plana, circusncrita, avermelhada e aveludada na mucosa da bexiga.
- T1: Tumor atravessa a mucosa e atinge a submucosa, sem contudo acometer a camada muscular da bexiga.
- T2: Tumor invade a camada muscular da bexiga, o músculo detrusor.
- T3: Tumor atinge a gordura adjacente à bexiga (gordura perivesical).
- T4: Tumor invade órgaos vizinhos como a próstata, parede da vagina, vesícula seminal, útero ou mesmo a parede abdominal.
O Câncer de Bexiga pode ainda ser classificado quanto ao tipo de célula, sendo dividido em tumores de Baixo Grau e Alto Grau. Os Cânceres de Bexiga de Baixo Grau são formados por células bem diferenciadas, mais parecidos com a mucosa normal da bexiga. Já os carcinomas de Alto Grau, são formados por células pouco diferenciadas que e apresentam evidências de comportamento mais desorganizado e proliferação mais rápida. Os tumores de Alto Grau são, portanto, mais agressivos e apresentam maiores taxas de recorrencia e progressão.