PROSTATITE

Refluxo vésico-ureteral e infecção urinária

 

Refluxo vésico-ureteral

As infecções urinárias estão entre alguns dos problemas de saúde mais comuns na infância. Podem ocorrer isoladamente, tendo em meninos como fator predisponente a fimose. No entanto, o principal e mais comum fator que leva à ocorrência de infecções urinárias de repetição na infância, é o refluxo vésico-ureteral. O que é o refluxo?

Normalmente a urina produzida nos rins passa através dos ureteres até a bexiga. A urina na bexiga em condições normais não reflui para os ureteres e para os rins devido à presença de uma válvula funcional. Quando ocorre retorno da urina, caracteriza-se o refluxo-vesicoureteral.

 

Qual o problema do refluxo?

O principal problema é a associação com infecções urinárias. Além dos problemas e riscos da infecção, há também o risco de dano e formação de cicatrizes no rim em desenvolvimento. O refluxo por si só não causa danos ao rim. Contudo, permite que eventualmente infecções danifiquem o rim.

Como diagnostica-se o refluxo?

Em uma criança com suspeita de refluxo, seja pela presença de dilatação dos rins ao ultrassom ou pela ocorrência de infecções urinárias, realiza-se exames específicos como a uretrocistografia miccional e a cintilografia. Através destes exames, conseguimos graduar o refluxo de acordo com sua intensidade, de 1 a 5.

Como tratar o refluxo?

A primeira dúvida ao se diagnosticar o refluxo vesico-ureteral é se ele deve ou não ser tratado. Em muitas situações ele não necessita de tratamento e deve ser apenas acompanhado. Em outras situações, como no caso de crianças com refluxos de baixo grau (graus 1 a 3) e infecções urinárias, deve-se instituir medidas para prevenção de infecções, como o uso de antibióticos de forma profilática (preventiva) e a realização de circuncisão em meninos.Em algumas situações específicas é necessário a realização de procedimentos cirúrgicos para correção do refluxo vesico-ureteral. Estes procedimentos podem incluir tratamentos endoscópicos através de substâncias que impedem o refluxo (eficientes em 80-85% dos casos quando bem indicados) ou através de cirurgia aberta ou laparoscópica ou robótica para corrigir a válvula anti-refluxo.

 

Cabe ressaltar, que em grande parte destas crianças, o refluxo resolve espontaneamente com o passar da idade. É importante apenas assegurar-se que não está ocorrendo dano aos rins, bem como assegurar que não existem outras condições ou doenças que estejam causando este refluxo, caso em que outros tratamentos podem ser necessários.

 

 

Agende sua consulta

Telefones: (11) 3168-5995 | (11) 3168-1207
WhatsApp: (11) 95686-1818

E-mails de contato: [email protected]

Consultório Itaim Bibi
Rua Iguatemi, 192
Conjunto 23
São Paulo/SP

Hospital Israelita Albert Einstein Unidade Morumbi
Av. Ruggero Fasano s/n – Bloco A1
Conjunto 414
São Paulo/SP

© 2023 Created Studio Deeds

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?